Como Cuidar

Como cuidar dos seus sapatos | BotteroPara conservar o seu modelo novo e bonito por muito mais tempo é fundamental seguir algumas recomendações:
Evite molhar seus sapatos, mas caso isto ocorra, nunca coloque-os no sol. Deixe-os secar à sombra e longe também de qualquer outra fonte de calor. Ou seja, nada de deixar atrás de geladeiras, usar secador de cabelos, etc. Colocar jornal na parte de dentro do sapato ajuda a absorver a umidade e ainda mantém a forma do calçado.
Na hora da limpeza, como dissemos acima, nunca molhe seu calçado, muito menos mergulhe-o na água. Isto pode ser desastroso, pois danifica os materiais, a cor e a textura. Obviamente, máquina de lavar está completamente fora de cogitação.

Independente do material do seu sapato, delicadeza é palavra-chave. Jamais esfregue com força ou passe esponjas grossas. O ideal é saber a forma mais adequada de limpeza para cada tipo de matéria-prima como listamos a seguir:

Couro em geral

Umedeça levemente uma flanela macia e passe delicadamente sobre a superfície para retirar a sujeira. O ideal é utilizar produtos impermeabilizantes para calçados que existem no mercado logo que eles sejam comprados, pois isto evita a absorção de líquidos pelo couro desde seu primeiro uso. Sprays, graxas e pomadas próprias também evitam o ressecamento e o aparecimento de rachaduras.

Couro tipo camurça e nobuck

Escovas de cerdas bem macias são o principal aliado deste tipo tão delicado de couro. Existem escovas próprias para camurça e nobuck, mas isto não é obrigatório; basta serem bem macias. As escovas devem ser utilizadas sempre secas.

Couro tipo croco e cobra

Use apenas flanelas e panos macios secos. Assim fica mais fácil de retirar a sujeira que por ventura se acumule nas texturas.

Couro verniz

Utilize somente flanelas e panos macios umedecidos. Jamais use escovas, pois elas podem riscar o verniz.

Dicas de conservação para Cabedais Têxteis

– Limpar somente com pano úmido e sabão neutro.
– Não usar qualquer tipo de produto de limpeza, pois estes danificam o seu calçado.
– Secar a sombra.
– Expor o produto à ação direta dos raios solares pode comprometer sua durabilidade e aparência.
– Não usar máquina de lavar/secar.

 

Outros cuidados para manter o seu Bottero sempre bonito, novinho e cheiroso:
O ideal é sempre guardar seus sapatos com fôrmas próprias ou preenchendo seu interior com papel ou jornal amassado. Botas de cano alto podem ser preenchidas com revistas enroladas, ajudando assim a manter seu formato intacto.

Calçados precisam “respirar”, os de couro principalmente. Após um dia inteiro em contato com os pés é ideal deixar o seu sapato em ambiente arejado (evite deixar em banheiros por sua típica umidade), à sombra e logo que você os descalce. O uso de sapatos de couro por dois dias seguidos não é recomendado, pois além da deformação acentuada do material, ele pode acumular odores, o famoso chulé.

Por falar em odores, é sempre indicado que além da higiene diária dos pés e o uso de meias sempre limpas, a utilização de talcos próprios.