Arrase nas Produções com a Manga Bufante!

Que o mundo da moda está sempre se recriando e atualizando antigas tendências não é novidade e é exatamente isso que tem acontecido com a manga bufante – conhecidas também como mangas de balão ou puff sleeves.

A manga bufante surgiu no século XVI com a Era Renascentista. O modelo foi uma das principais características da moda na Era Vitoriana, durante o reinado da rainha Vitória, no Reino Unido (1837 a 1901), e chegou como uma forma de romantizar os looks.

Os anos 80 foi outro período em que esse shape volumoso bombou. Em uma década marcada pela extravagância, as mangas bufantes ganharam o street style como nunca.

Atualmente, esse estilo de manga volta, mais uma vez, como uma tendência do verão 2020, continuando com força total desde que ganhou destaque em 2018. Visto nas passarelas dos desfiles de moda internacionais, o modelo aparece repaginado em camisas, macacões, vestidos e até moletons, que podem ser curtos ou longos, de pouco, médio ou muito volume.

Apesar do tamanho, as mangas bufantes conseguem ser bastante elegantes e trazer leveza e feminilidade aos outfits. Além disso, são ótimas aliadas na hora de trazer uma informação de moda ao look, seja ele básico e simples ou mais formal.

Pensando nisso, reunimos aqui alguns modelos de mangas bufantes e dicas de como usar para você arrasar na produção. Confira!

Volume no Ombro

Essa é a forma mais clássica e conhecida da manga bufante. Também apelidada de  manga princesa, esse estilo é uma variação mais delicada das ombreiras dos anos 80.

O volume fica todo concentrado na parte de cima, seja a manga curta ou longa. Esse modelo aumenta visivelmente o shape na parte superior do look, e para quem prefere algo mais discreto a dica é optar por modelos com pouco volume, ou apenas um pequeno franzido. Nós pés aposte no mule.

Foto: @giovannacomdoisn

Volume no Antebraço

É verdade que mangas bufantes destacam a parte superior do corpo, podendo dar a impressão de braços mais largos, o que não é  tão favorável para quem não deseja destacar essa região. Porém, isso não é motivo para deixar essa tendência do street style de lado.

Uma ótima alternativa é escolher versões em que o volume concentra-se apenas no antebraço. O volume no pulso evita aumentar a região dos ombros e deixa o tecido excedente na parte do antebraço. Essa opção, além de misturar o vintage com o moderno, deixa qualquer look mais charmoso.

Já para quem estiver em busca de harmonizar as proporções, optar por esse estilo de manga junto a peças mais justas é um truque de styling certeiro.

Oversized

Tendência desde o outono/inverno 2019, as mangas bufantes também se aliaram à outra moda da temporada: as peças oversized – e aparecem em tamanhos GG.

Esses modelos são mais extravagantes e chamam ainda mais atenção, e são muito apreciados lá fora, especialmente na Europa. Aqui, a dica é combiná-los com peças mais justas e discretas, deixando a manga ser a protagonista do look.

Um Ombro Só

Outra versão do modelo são as peças de um ombro só. Esse estilo de peça valoriza os ombros e fica incrível quando é mais justa, seja ela uma camisa ou um body. É um dos modelos mais ousados, porém muito bom para quem quer aderir à manga bufante sem exagerar no volume.

Além de ser uma maneira sofisticada de adotar esse modelo, a manga única é ideal para quem gosta de valorizar o colo nas produções.

Ombro a Ombro

O decote ombro a ombro é sensual e feminino na medida certa, e aliado a manga bufante cria um ar de romantismo e delicadeza no look.

Com mangas longas ou curtas esse modelo já é tendência entre as it girls e é perfeito para o verão 2020. Aliado a sandálias rasteirinhas ou saltos grossos o look ganha um ar tropical e fresh.

Vestido com Manga Bufante

Para as que amam um estilo vintage e leve, os vestidos com manga bufante são ideais. Alguns dos modelos mais famosos são inspirados no estilo vitoriano: cheios de babados, bordados e rendas além das mangas, dando uma cara de superprodução à peça, sendo mais adequado usar em ocasiões que pedem maior requinte.

Achou muito over? Os vestidos também aparecem em versões mais simples e casuais. Para incrementar um vestido de manga bufante, experimente usar um cinto para dar um efeito acinturado e equilibrar a silhueta. Para os pés aposte nos sandálias .

Foto: @helen.dutra

Cropped de Manga Bufante

O cropped de manga bufante está chegando para ficar! A peça se encaixa em qualquer situação, desde um passeio no parque até uma festa noturna. Você pode fazer várias combinações com apenas uma peça, misturar com roupas esportivas, peças clássicas, jeans e até fazer produções high-low.

Ele vai bem tanto com um jeans e tênis branco, como com uma saia e sandália de salto. 

Como usar Manga Bufante

Agora que você já conhece a trend, que tal adotá-la no seu dia a dia? Aqui vão algumas dicas:

Foto: @leticiamunix

Mantenha o Equilíbrio

Fique sempre atenta ao volume da peça escolhida em relação ao resto do look e a proporção do seu corpo. Mangas bufantes são ótimas para quem tem o corpo em formato de pera ou ampulheta, criando destaque para a parte de cima.

Se você tem o corpo em forma de triângulo invertido (ombro mais largo que o quadril), cuidado! Invista em modelos com volume nos punhos para não ficar desproporcional.

Atenção aos Acessórios

Dependendo da peça escolhida, procure não exagerar nos acessórios da parte de cima como colares, brincos e óculos. Escolha sempre algo que não fique competindo com as mangas.

Aposte nas Combinações

Não tenha medo de ousar em combinações diferentes como sobreposições, tecidos variados e cores chamativas para montar seu look. Ouse e brinque com os visuais e o mais importante: sinta-se bem com o seu estilo!

Ficou animada para incorporar as mangas bufantes às produções? Compartilhe o post com amigas!

Comentário(s)

2 comentários sobre “Arrase nas Produções com a Manga Bufante!

  1. OIE, ADOREI O POST. MAS FICOU UM ERRO LÁ NO INÍCIO, AS MANGAS BUFANTES NÃO SURGIRAM NA ERA VITORIANA E SIM DURANTE O RENASCIMENTO, PELO MENOS 300 ANOS ANTES. UM ABRAÇO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.