8 DICAS PARA O HOME OFFICE

O home office é querido por uns e temido por outros, pois manter uma rotina saudável que concilia a vida pessoal e profissional no mesmo ambiente pode ser um desafio.

Com o Covid-19 muitas empresas estão adotando o home office, porém algumas pessoas não estão acostumadas com esse novo jeito de trabalhar. Se você teve e o privilégio de poder trabalhar de casa, mas não está acostumada e precisa de uma ajudinha, separamos algumas dicas que podem te auxiliar nesse momento. Vem ver:

1- Mantenha as suas rotinas

Isso é temporário e manter as suas rotinas é muito importante. Coloque o despertador, se arrume, tome seu café. Evite trabalhar de pijama, na cama ou com a TV ligada. Lembre-se quarentena não é férias.

2- Tenha um espaço dedicado ao home office

Busque um lugar tranquilo, principalmente se você precisa usar o telefone ou realizar reuniões por vídeo ao longo do dia, o local que você escolhe é super importante.  Nesse espaço, que de preferência não seja sua cama, deixe o que vai precisar para sua rotina de trabalho, como notebook, papéis, canetas, etc. Lembre-se de se sentar confortavelmente e prestar atenção na sua postura, porque irá passar de 6 a 8 horas nesse espaço.

8 DICAS PARA O HOME OFFICE

3- Estabeleça seus horários

Você tem horário para entrar e sair do trabalho, certo? Então estabeleça horários no home office também. É comum que a ideia de trabalhar e descansar no mesmo ambiente se misturem, então defina horários e se preciso, coloque despertadores para te ajudar. Lembre-se: a sua cabeça precisa de um descanso.

4- Estabeleça rotinas com seu gestor

Com a falta de comunicação olho no olho, é importante que se estabeleça o que você precisa fazer na sua rotina de trabalho. Dessa forma, você evita de fazer trabalhos desnecessários ou que algum outro colega também já está fazendo. 

5- Se você não mora sozinha

Provavelmente você não estará sozinha em casa nesse momento, então lembre quem está por perto quais são seus horários para que não seja incomodada. Caso tenha crianças em casa, tente organizar na noite anterior atividades para fazerem durante seu período de trabalho. Filmes, jogos, aplicativos e livros podem ser grandes aliados nesse momento.

8 DICAS PARA O HOME OFFICE

6- Comece organizando as suas demandas 

Se programar é o primeiro passo para ter um trabalho bem organizado. Pode ser em papéis, post-its colados no seu espaço de trabalho ou em sites e aplicativos, como Trello, Asana ou Google Tarefas. 

Dessa forma é possível controlar o que você terá para fazer durante o dia e ir riscando o que já foi feito, assim ajuda também na ansiedade, pois irá saber que não está esquecendo de nada.

Ao terminar do expediente, anote o que ficou pendente para continuar no dia seguinte.

7- Faça pequenas pausas

Assim como no seu trabalho, tem os momentos de pausa para o cafezinho, faça-as em casa também. Aproveite esse tempo para se alongar, meditar, dar uma organizada no espaço, comer alguma coisa e mexer no celular. Mas lembre-se, são paradas curtas.

8– Não perca contato com pessoas do seu trabalho

8 DICAS PARA O HOME OFFICEA internet está aí nos deixar próximos mesmo que de longe. Use e abuse das tecnologias para fazer suas reuniões e conversar com quem está envolvido nos seus projetos.

Existe uma infinidade de opções gratuitas como o Google Hangouts, Skype, Slack, Team ou Discord.

8 DICAS PARA O HOME OFFICE

DICA EXTRA: Aproveite o tempo que estaria sendo gasto no seu deslocamento de ida e volta, para fazer aquilo que gosta. Ver um filme, ler um livro, fazer um curso. Várias plataformas estão ofertando cursos gratuitos durante a epidemia.

Tem alguma outra dica que está te ajudando durante a quarentena? Conta para nós aqui nos comentários, qual é ela e qual está sendo sua maior dificuldade.

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.