Coloração Pessoal: Você Sabe quais são as Cores que te Favorecem?

Você sabe quais são as cores que mais favorecem o seu tom de pele? Sabe se o seu subtom é frio ou quente? Não? Então você precisa conhecer as maravilhas da análise cromática!

A análise cromática, análise de cor ou coloração pessoal faz parte da consultoria de estilo e serve para definir as cores ideais para cada pessoa e seu biótipo.

As cores ideais são definidas pela forma como elas reagem aos subtons de pele. As cores corretas tem um efeito de iluminação, suavizam os traços do rosto e são harmônicas.

Já as cores que não fazem parte da sua paleta podem ter um efeito contrário: realçar olheiras, manchinhas e outras imperfeições da pele.

O profissional responsável por analisar e definir a paleta ideal para você é o consultor de imagem ou estilo. Mas para quem gosta do tema, separamos algumas técnicas que podem te ajudar a descobrir seu subtom. Vamos lá?

COLORAÇÃO PESSOAL: VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS CORES QUE TE FAVORECEM?

Conhecendo seu Tom de Pele

Os tons de pele são divididos em três categorias: tons quentes, neutros e frios. Você pode descobrir o seu observando os seguintes detalhes:

Pele Quente

Pessoas com o tom de pele quente têm as veias de cor mais esverdeada e um subtom de pele mais amarelado, e quando expostas ao sol se bronzeiam com facilidade.

Pele fria

Pessoas com o tom de pele fria têm as veias de cor mais azulada e um subtom mais frio, e quando expostas ao sol tendem a ficar vermelhas e não bronzeiam facilmente.

Pele neutra

Pessoas com a pele neutra têm as veias entre esverdeado e azulado e possuem características mistas na pele, cabelo e olhos. São as mais “sortudas” por terem mais variações de cores em sua paleta.

COLORAÇÃO PESSOAL: VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS CORES QUE TE FAVORECEM?

Paletas de Cores Sazonais

É possível dividir as cores em até 4 paletas sazonais básicas: primavera, verão, outono e inverno. As paletas de verão e inverno têm predominantemente tons mais frios como o azul, e as de primavera e outono possuem tons mais quentes como o amarelo e laranja.

Para peles frias

As paletas de inverno e verão são as ideais para peles frias. Inverno tem cores puras e fortes como:  vermelho, azul royal e pink. Em verão predominam as cores suaves como: azul-bebê, rosa claro e lavanda.

Para peles quentes

As paletas de primavera e outono são perfeitas para as peles quentes. Outono tem cores mais terrosas como: caramelo, verde-oliva e marrom. A paleta de primavera é mais viva, com cores como: laranja, rosa e amarelo.

Dicas para Descobrir sua Coloração Pessoal

Como dito lá no início, as análises geralmente são feitas por consultores de estilo, mas existe uma forma de fazer em casa com alguns passos básicos.

1. Em uma luz natural ou neutra, pegue peças de roupa de diferentes cores e  aproxime-as do rosto para ver o que harmoniza melhor.

2. Coloque um brinco prata e um dourado. Dourado fica melhor com tons quentes e prata cai bem com tons frios

COLORAÇÃO PESSOAL: VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS CORES QUE TE FAVORECEM?

Contraste

Uma coisa que deve ser levada em conta na hora de fazer a sua análise é o contraste. Uma dica é tirar uma foto sem maquiagem e depois converter a foto para preto e branco.

Se o contraste de cores entre o rosto e cabelo for baixo, invista em combinações de cores com pouco contraste entre si. Se for média, use o contraste em tons médios. Caso seja alto você pode investir em produções com bastante contraste.

Siga seu Estilo

As dicas que demos ajudam bastante na hora de escolher as cores das roupas e acessórios, mas, no final das contas, o que realmente importa é se sentir bem com você mesma. Use e abuse das cores que você mais curte e viva intensamente o seu estilo!

Curtiu as dicas? Compartilhe esse post com as amigas e descubram juntas as paletas de cores ideais para arrasar nos looks!

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.