Nostalgia contemporânea, o estilo inspirado na Belle Époque

Não precisa ser um expert em história para perceber o quanto foram poderosas as influências artísticas da França em diversas regiões do mundo. E essas inspirações não refletiram apenas na arquitetura ou estilo de vida, como também ditaram a moda de um período que ficou conhecido como Belle Époque.

O estilo marcou a época do fim do século XIX até o início da Primeira Guerra Mundial. A estética Belle Époque refletia o espírito otimista e a prosperidade econômica daquele período, que, por sua vez, deu origem à chamada moda de alta costura e à supervalorização da beleza feminina.

Mas o que essa história tem a ver com a moda de hoje? Tudo! O fato é que nas últimas semanas que apresentaram as tendências da moda, todos puderam observar inspirações daquele visual meio Mary Poppins, uma personagem romântica e delicada que é o maior ícone da estética Belle Époque.

belle epoque

Esta tendência faz parte do estilo nostalgia contemporânea que, como o próprio nome sugere, resgata e reinventa a moda do passado para a atualidade. Saias do tipo lápis e rodadas, tailleurs, cintura marcada, pérolas e babados são algumas marcas que vão enfatizar o visual neste inverno e dentro desta linha.

Ainda voltando um pouco no tempo, o estilo nostalgia contemporânea também faz referência à moda feminina e sensual dos anos 50 e da simplicidade moderna dos anos 60. Assim, ficam em evidência as saias de recortes godês, vestidos de corte mais reto e minimalista e o peplum – sucesso desde o ano passado.

Para acompanhar as produções deste estilo nostálgico, os acessórios e calçados ganham novas versões a partir dos designs que marcaram os anos dourados. Nesse sentido, colares de pérolas, bolsas dos tipos clutch e valise, aplicações metalizadas e sapatos do tipo boneca equilibram a harmonizam os looks da tendência.

Como usar

Tudo isso serviu de referência para a Bottero Calçados lançar uma linha exclusiva dentro de sua coleção de Outono-Inverno 2013. Assim sendo, a marca apresenta scarpinspeep toes e sapatilhas que se enquadram no charme e bom gosto do estilo nostalgia contemporânea.

O salto alto e a ponteira arredondada dos scarpins, aliados da cintura bem marcada, seja em saias, vestidos, tailleurs ou mesmo calças, garantem uma combinação perfeita aos moldes da Belle Époque, mas com uma pegada atual para evidenciar a beleza feminina.

Já o salto flat das sapatilhas, coordenado com as peças de recorte reto e pequenos detalhes, como golas e botões, será super bem-vindo em looks mais delicados, inspirados no visual minimalista e charmoso dos anos 50 e 60.

Esse clima nostálgico e contemporâneo tem tudo para ser o maior sucesso nesta temporada de outono e inverno, já que o estilo combina feminilidade e elegância, características que nunca saem de moda quando o assunto é mulher e beleza, não é mesmo?

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.