Guia do Estilo Folk: Quando Moda e História se Encontram!

Folk é uma abreviação de folklore, uma palavra do idioma inglês, que em português é grafada como folclore e que, basicamente, significa o conjunto das tradições e costumes de um povo. O estilo folk se inspira justamente nessa herança cultural para criar tendências cheias de vida e personalidade. Ele ganhou popularidade em meados dos anos 60 e 70, através do estilo musical de mesmo nome.

De lá para cá, o folk cresceu muito e, assim como o folclore, ele é inspiração para o mundo da moda e da decoração. Hoje, no Meninas e Sapatos, você vai poder conhecer um pouquinho mais sobre esse estilo, confira!

Decoração Folk

guia-estilo-folk-1

Na decoração, o estilo folk se manifesta, principalmente, através de peças rústicas, artesanais e étnicas. Além disso, há um toque despretensioso, que reúne elementos de diferentes estilos em uma “bagunça organizada”, que funciona muito bem dentro desse estilo.

Em um quarto, por exemplo, a cama pode ganhar uma colcha artesanal; as paredes podem ser pintadas de branco ou de outro tom igualmente neutro e, para adornar as paredes, aposte em peças de tapeçaria ou artesanais.

-> Veja também: Moda Anos 70 é Tendência Novamente!

Elementos naturais funcionam muito bem com esse estilo! Chão de madeira, algumas plantas espelhadas ou uma cortina de linho, por exemplo, são itens que podem fazer toda a diferença.

Principais Características do Estilo Folk

 

  • Tecidos Naturais: Os tecidos naturais imperam na moda folk. Algodão, seda, lã, linho, camurça, couro, entre outros são amplamente utilizados para a criação de looks confortáveis e leves.
  • Peças Artesanais: O artesanato é uma importante forma de expressão artística de um povo, então nada mais justo do que incluí-lo dentro desse estilo, seja através de acessórios ou até mesmo tecidos, como é o caso do crochê. Nos calçados, a alpargata com couro tricô e juta, representa muito bem a tendência.
  • Caimentos Retos ou em Forma de Trapézio: O estilo folk, geralmente, tem caimentos mais naturais e leves, evitando peças muito justas.

Como Usar o Estilo Folk na Moda

guia-estilo-folk-2

Com uma linha mais comfy, ele é recomendado para ambientes informais, uma vez que sua vibe natural e artesanal pode ser considerada casual demais para um ambiente formal. Ainda assim, é sempre possível encontrar peças ou acessórios elegantes, que representem de alguma forma o estilo, e casem com produções mais especiais.

Peças básicas, como um vestido liso ou uma calça jeans, são ótimos pontos de partida para a criação de produções! Esses itens são praticamente telas em branco, onde você pode pintar um visual de acordo com sua imaginação. Você pode combiná-los com uma bota de franja de cano curto, por exemplo, para dar o ar folk ao look.

Os sapatos com desta tendência costumam ser rasteiros e confortáveis, muitas vezes produzidos em tecidos naturais e com detalhes artesanais. Alpargatas, rasteirinhas, sandálias e botas de nobuck com franjas são alguns dos calçados que representam facilmente a moda folk.

O que você acha do estilo folk? Conte para gente nos comentários!

Comentário(s)

Um comentário sobre “Guia do Estilo Folk: Quando Moda e História se Encontram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.