Tipos de Pernas: Conheça o Sapato Ideal para Cada uma Delas

Algumas peças de roupa conseguem favorecer vários detalhes do nosso corpo. E, assim como as roupas, os calçados também têm seu papel de destaque. Com o potencial de te deixar mais alta, mais magra ou mais baixa, eles podem ser a peça-chave do look.

Pensando nisso, separamos dicas incríveis para te ajudar a escolher o modelo de sapato ideal para os diferentes tipos de pernas. Confira!

Tornozelos Finos

Tipos de Pernas: Conheça o Sapato Ideal para Cada uma Delas

Para quem tem tornozelos finos a dica é usar e abusar de sapatos com adereços na região, como as botas com franjas. Aproveite a estação e prefira as ankle boots, ideais para o inverno, e com detalhes que terminam exatamente na altura do tornozelo, criando um efeito incrível. A mesma dica serve para as mulheres com pernas finas.

Tipos de Pernas com Tornozelos Grossos

Tipos de Pernas: Conheça o Sapato Ideal para Cada uma Delas

Uma dica para quem tem tornozelos grossos é escolher calçados também com os saltos grossos e, de preferência, que sejam abertos na frente. Um truque infalível para arrasar no look é a “perna monocromática”, onde o sapato tem o mesmo tom da calça, disfarçando a região.

A bota de cano baixo é o sapato ideal para criar um visual elegante, desde que não seja muito apertada na canela.

Pernas Grossas

Quem tem pernas grossas deve evitar sapatos com tiras e detalhes na altura do tornozelo, pois eles achatam a silhueta. Nesse caso, os sapatos ideais são os de salto alto e bico fino. No inverno, prefira usar a meia-calça e os sapatos em cores parecidas, pois eles alongam a silhueta, além de deixar o look superelegante.

Pernas Curtas

Tipos de Pernas: Conheça o Sapato Ideal para Cada uma Delas

Sapatos de bico fino favorecem quem tem o tipo de perna curta, além disso, os com salto alto ainda servem para alongar as pernas. O modelo perfeito para mulheres de pernas curtas é o scarpin. Use sem medo!

Pernas Compridas

Tipos de Pernas: Conheça o Sapato Ideal para Cada uma Delas

Outro tipo de perna são as pernas longas. Para disfarçá-las, aposte em sapatos com a ponta arredondada, como as sapatilhas com recortes a laser. Outra dica também são os calçados fechados, que separam a silhueta, além dos sapatos com detalhes no tornozelo. Ambos dão a impressão de encurtar as pernas.

Evite calçados de bico fino e salto alto, que acabam alongando ainda mais a silhueta.

E você, conhece alguma outra dica de sapato para cada tipo de perna? Compartilhe com a gente!

Comentário(s)

50 comentários sobre “Tipos de Pernas: Conheça o Sapato Ideal para Cada uma Delas

  1. boa tarde tenho pernas curtas e calcanhar e parnas finas .. porem tenho coxa grossa e sou gordinha … kkk engracado mais e verdade .. pode me indicar os modelos de sapato para usar desde que nao tenha salto nao sei andar e tenho varises internas doi muito

  2. SOu baixa e tenho pernas grossas. Qual o modelo ideal de calçado, para usar no outono e inverno? Sempre tenho dúvidas. Desde já obrigada.

    1. Olá, tudo bem? Em nossa coleção atual temos diversas botas de cano longo, que possuem elástico na parte traseira. Esse modelo é ideal para seu tipo de corpo. Mas se sua preferência for por modelos de cano baixo, opte por alguma bota ou sapato até a altura do tornozelo. E, para combinar com seus looks, combine com peças da mesma cor do sapato ou tom sobre tom. Esperamos ter ajudado. Beijo!

  3. Olá, eu venho por meio deste, pedir reparo para minha bota cano curto que esta rasgando proximo ao solado e esta com pouco uso, acredito que pir ser da Botero nao seja produto descartável! Por favor me retornen pelo meu email nellci.schn@yahoo.com..br
    Obrigada.

    1. Olá Cecília, tudo bem? Você pode optar por sapatos que alonguem a silhueta, como botas fechadas com saltos ou sapato scarpin. Preferencialmente, aposte em calças ou meia-calças na mesma cor do sapato, para ajudar a criar continuidade e alongar. Esperamos ter ajudado.

      Atenciosamente,

  4. Olá .estou louca atrás de um sapato para formatura.irei usar um vestido cocktail de renda verde.sou baixa e gordinha com tornozelos grossos e pernas curtas e grossas.me mandem porfavor modelos de sapatos em fotos.no aguardo.e desesperada.
    Elane

    1. Oi Patricia, tudo bem?

      Para o seu caso, o ideal é apostar em sapatos de salto alto que deixem o peito do pé a mostra. No inverno, você pode apostar em uma meia calça preta com sapato preto, para dar a sensação de continuidade corporal. Já no verão, você pode investir em sapatos na cor da pele.

      Esperamos ter ajudado. Atenciosamente,

    1. Olá Naine, tudo bem? Como você possue as pernas finas e longas, o ideal é apostar em sapatos de bico arrendondado, que ajudam a equilibrar proporções. As sapatilhas e sapatos de bico arredondado são as melhores opções. Confira algumas opções da Coleção Primavera-Verão 2016 Bottero: http://www.bottero.net/colecao/sapatilhas

      Esperamos ter ajudado. Beijo!

    1. Olá Conceição, tudo bem? Uma dica para disfarçar canelas finas é apostar em sandálias estilo gladiadora – conta amarrações no tornozelo. Elas dão a impressão de canelas mais grossas. Confira alguns modelos da Bottero aqui: http://www.bottero.net/colecao/sandalias
      Calças com a barra dobrada também ajudam a dar a impressão de canelas grossas.

      Estamos à disposição. Beijo!

  5. Olá, adorei as dicas btw *-*
    Mas é assim… eu tenho 1,65 de altura, tenho o TORNOZELO e as pernas muito finas, e acho que por conta disso parecem mto mais compridas.. sem falar do fato de calçar 39. Qual seria sua dica para mim?
    Agradecia muito uma resposta
    bj bj

    1. Olá Brigitte, tudo bem?

      Uma dica seria você apostar em sapatos mais baixos, que não alongam ainda mais as pernas. As sapatilhas de bico arrendondado são ótimas opções, já que dão a impressão de pés menores. Na nossa nova coleção temos vários modelos lindos. Dá só uma olhadinha: http://www.bottero.net/colecao/sapatilhas/

      Estamos à disposição. Beijo!

    1. Olá Wellen, tudo bem?

      Claro que pode! A vantagem no seu caso é que, como as gladiadoras possuem tiras para amarração no tornozelo e panturrilha, elas dão a impressão de pernas mais grossas, o que favorece o seu biotipo.

      Para pernas longas e finas as sapatilhas também são ótimas opções. Em nossa coleção temos vários modelos lindos de gladiadoras e sapatilhas, confira: http://www.bottero.net/colecoes

      Beijo!

    1. Oi Gleidi, tudo bem?

      Neste caso, opte por sapato com a ponta mais arredondada e se possível, escolha aqueles com tiras no tornozelo, para aumentar a impressão de pernas mais encorpadas e menores. Calças estampadas também ajudam.

      Aproveite para conferir nossa coleção e escolher o modelo ideal para você: http://www.bottero.net/colecao

      Beijo!

  6. Eu tenho 1,56 e sou magra , tenho vergonha das minhas pernas serem finas , sempre quando coloco um salto eu não me sinto bem , fico ‘tábua’ , qual seria o tipo de calçado que cairia bem em mim ? Obrigada :d

    1. Oi Eloize, tudo bem?
      Sugerimos que você aposte em calçados mais leves, que não “pesem” na altura dos pés, causando desproporcionalidade.
      Usar, por exemplo, um sapato muito estampado de salto ou um coturno de sola muito pesada pode deixar pernas finas mais evidentes.
      Use sapatilhas, saltos mais discretos e de tamanho médio, saltos quadrados e outros saltos rasteiros.
      Beijos!

  7. Adorei suas dicas mais o meu maior problema é o tamanho dos meu pés… Tenho 1,70 de altura e calço 39/40 e tenhos dúvidas em questão á botas… Qual seria as mais adequadas?

    1. Oi Jack, tudo bem?

      Se você não quer evidenciar sua altura (que deve ser linda), opte pelas botas sem salto ou com saltos mais baixos. Quanto à altura do cano, não há regra, apenas harmonize o tom da bota com o tom da calça, para criar uma silhueta contínua, sem cortes. Se usá-las com saias, vestidos ou shorts, vale variar mais a cor.

      Um beijo da Bottero

    1. Oi Grazi,
      Pode usar sim. Se a bota for de cano curto, prefira as com salto (caso queira alongar a silhueta).
      Quanto às botas de cano longo, pode apostar também. Um truque para não cortar a silhueta é escolher
      uma calça ou meia-calça que tenha o mesmo tom (o tom parecido) da bota, assim você uniformiza o visual.

      Abraços da Bottero

    1. Oi Dediane,
      Calçados com amarrações no tornozelo podem conferir volume à região. A sugestão do salto plataforma/anabela é para quem deseja parecer mais alta.
      Se você não se sente bem com este tipo de salto, aposte nos saltos agulha, saltos robustos e até nas rasteiras; a sugestão da amarração no tornozelo pode ser usada em todos estes modelos.
      Abraços da Bottero!

    1. Oi Maria,
      Você tem pernas e tornozelos grossos, mas não tem estatura baixa, desta forma pode apostar nos mais variados estilos de sandália. Se quiser causar a impressão de pernas mais finas e mais longas, opte pelos saltos. As sandálias de amarração no tornozelo também ficariam ótimas, principalmente se forem em tons nude ou que se aproximem da cor da sua pele.
      Um beijo!

    1. Oi Sabrina,
      Como suas pernas são longas, evite os bicos muito finos. Quanto aos saltos, fica a seu critério, se você gostar use e abuse (acreditamos que não existem “regras”, se você se sente bem com saltos, abuse, se sentir-se muito alta, é só evitá-los). As anabelas ficam ótimas, mesmo para as mulheres altas, pois o salto robusto e inteiro não causa a impressão de “alongamento” como acontece com saltos finos. As sapatilhas, como você já deve saber, são também suas melhores aliadas.
      Um beijo!

  8. tenho 1,58 de altura nao gosto das minhas pernas nunca uso saia ou shorts pois tenho as coxas grosas mas axo minhas canelas muito finas em relaçao as coxas! as dicas de sandalias de amarrar servem pro meu tipo de perna?

    1. Oi Ana,
      Você pode seguir as dicas para quem tem tornozelos finos, usando calçados que trazem mais volume para esta região, como as ankle boots, open boots com amarrações ou as gladiadoras, nada que fique tão ajustadinho na perna. Assim você vai equilibrar a parte inferior da perna com suas coxas. Deixe a amarração um pouco mais solta na canela ou faça um laço mais volumoso, no caso da sandália de amarrar, conferindo mais volume na região da canela. Uma sandália que possui enfeites, como franjas, laços, pedras ou itens que “pesem” mais na região do tornozelo também podem favorecer.
      Beijos!

  9. adoreii a dica,minhas pernas sao longas e finas …mas o problema e que eu amo usar salto mas num posso pois so magrinha e me sinto mau por isso que que eu faço? me ajuda. bjoooos.

    1. Pode usar sim, Adriana! Mas opte por modelos que não tenham o bico muito fino, pois dão a impressão de alongar as pernas. Uma dica é usar sapatos que tenham tiras no tornozelo, e evite cores que se aproximem do tom da pele.
      Ficamos à disposição caso tenha mais alguma dúvida. E lembre-se, apesar de todas as dicas, o importante é usar o que te faça sentir bem =) beijos!

  10. é uma saia envelope estampada com uma blusa fina da mesma estampa (mudando apenas a textura dos tecidos), Você acha que a saia envelope assimétrica ajuda ainda mais afinar as pernas me dá uma dica aí por favor! Bjos!!

    1. Nádia, o scarpin que você comprou, apesar de deixar os tornozelos mais finos, pode ajudar a disfarçar esse “probleminha” devido à assimetria da saia, que vai ganhar o destaque no look. Uma sandália com amarrações deixaria o look muito carregado. 😉

  11. Ontem comprei um scarpin azul para usar com minha roupa do reveillon, mas ao chegar em casa e experimentar junto c a roupa não gostei, pois tenho tornozelos finos. Acho lindo scarpin, mas esse ñ ficou legal, melhor trocar por um calçado q tenha amarrações??

  12. Bom, adorei as dicas mas além de pernas curtas e finas… EU AMO SAPATILHAS !!! E não sou nem um pouco fã de sapatos altos. Pelo visto estou muito encrencada…

    Obrigada! Beijinhos….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.