O cuidado certo para cada tipo de sapato

Você sabia que a expressão “quem ama cuida” se aplica a diversas situações? Se sim ou não, saiba que se você realmente ama seus sapatos, precisa ter cuidados com sapato, para que cada par mantenha as características e a qualidade do dia da compra! Para manter os seus queridinhos sempre bonitos e novos por mais tempo, veja como é fácil!

O cuidado certo para cada tipo de sapato

Cuidados gerais

Evite molhar seus sapatos, a qualquer custo. Mas, caso isso aconteça, deixe ele secando sempre na sombra (evite sol e fontes de calor). Além disso, coloque um jornal dentro do calçado, pra absorver a umidade.

Veja como limpar e armazenar sapatos nesse post.

Outra recomendação é deixar o sapato em um ambiente arejado antes de guardá-lo, afinal, depois de um dia inteiro em contato com os pés, eles também precisam “respirar”. Lembrando que ambientes muito úmidos, como banheiros ou áreas de serviço, não são indicados para isso.

Nesse post explicamos direitinho como limpar e armazenar sapatos.

Para cada tipo de sapato, um jeito de limpar

Em geral, a melhor maneira de limpar um calçado de couro é umedecer uma flanela e, em seguida, passá-la delicadamente sobre sua superfície e interior. Já para limpar a sola, prefira uma escova com cerdas macias. Lembre-se ainda de não molhar demais seus calçados, o resultado pode ser desastroso! Produtos químicos como detergente e sabão, que não são específicos para couro, podem danificar o material, então, descarte eles da sua lista de limpeza para calçados.

Aqui montamos um guia completo explicando como limpar tênis de couro.

Para couro tipo nobuck ou camurça, prefira escovas com cerdas supermacias. Passe-as ainda secas sobre a superfície do sapato. E para retirar uma sujeira mais pesada, misture um pouco de água com condicionador (de cor branca) e passe no calçado. Para modelos de cores claras, utilize uma borracha escolar para “apagar” as manchas. E ainda: aqui mostramos todos os cuidados especiais que você precisa ter ao limpar manchas de botas.

Superdicas

o-cuidado-certo-para-cada-tipo-de-sapato-2

  • Sapato de couro claro: sabe aquela mancha que não sai de jeito nenhum? Experimente passar um paninho umedecido com gasolina! A clara em neve também é uma ótima maneira de limpar couro claro;
  • Sapato de couro escuro: esfregar com a parte interna de uma casca de banana;
  • Couro mofado: primeiro, limpe o calçado normalmente, em seguida esfregue as manchas com vaselina ou glicerina e finalize passando uma flanela;
  • Sapato envernizado: limpe-o com uma mistura de leite frio e suco de limão;
  • Manchas de gordura: aplique uma mistura pastosa de álcool com giz sobre a mancha, deixe secar e depois esfregue com a ajuda de uma flanela;
  • Manchas na camurça: esfregar um miolo de pão fresco ajuda a tirar muitos tipos de manchas, mas se a mancha for de gordura, esfregue com um algodão molhado com éter.

No site da Bottero, você encontra ainda uma página inteirinha falando sobre como cuidar dos seus sapatos, clique aqui para conferir.

Estas são as nossas dicas para manter os calçados, os melhores amigos da mulher, sempre impecáveis! E você, tem uma dica infalível para manter seu sapato lindo? Então compartilhe com a gente!

Comentário(s)

13 comentários sobre “O cuidado certo para cada tipo de sapato

  1. Como resolver a questão do mau cheiro na sapatilha? Nós demais calçados nunca tenho esse problema, por isso posso resolver a limpeza com as dicas que vocês deram, mas a sapatilha não sai o cheiro ruim só com limpeza a seco.

    1. Oi Lilian tudo bem? Em nosso blog você pode conferir a matéria sobre limpeza de sapatilha: bottero.net/blog/dicas/como-limpar-suas-delicadas-sapatilhas/. Esperamos ter ajudado. Beijos!

  2. Comprei um sapato bege ao guardar eles encontaram nos sapatos pretos e absorveram o preto em algumas partes.
    Não consegui remover. Não sabia que isso poderia acontecer. O que fazer. É couro bege claro.

  3. Olá, comprei uma bota na cor caramelo, e ao lavá-la com água e sabão neutro, apareceram manchas escuras que não saem 🙁 tem alguma dica sobre o que posso fazer?

  4. Eu nao sabia que nao podia lavar sapatos e couro,então lavei minha sapatilha novinha de couro beje e uma ficou mais claro que a outra,tem como concertar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *