3 Dicas Indispensáveis para Quem Precisa Trabalhar em Pé

Trabalhar em pé o dia todo é um verdadeiro desafio de resistência para o corpo.

Se você vive essa experiência diariamente, certamente já sentiu algumas consequências comuns de quem passa longas horas em pé, como intensas dores nos pés e nas costas.

Além disso, a postura sobrecarrega as articulações do quadril e joelho.

Outro fator relevante é o acúmulo do sangue nos membros inferiores, deixando os pés e pernas inchados, propiciando o surgimento de varizes e exigindo mais esforço do coração, que precisa aumentar a força dos batimentos para garantir a circulação do sangue em todo o corpo.

Ufa! Haja consequências para algo que parecia tão simples, né?

Por isso, existem alguns truques e cuidados especiais para auxiliar quem precisa trabalhar em pé por muito tempo. Confira as dicas que nós separamos!

Desenvolva Hábitos Saudáveis

  • Procure se movimentar durante o expediente: caminhe, mexa os pés e calcanhares e faça alongamentos. Isso ajudará na circulação do sangue, funcionamento do corpo e combate à fadiga;
  • Sente-se sempre que possível, como no horário de almoço e em pequenos intervalos durante o expediente;
  • Pratique exercícios físicos fora do expediente. Musculação e corrida ajudam a fortalecer a musculatura e o coração, deixando o corpo preparado para aguentar as longas horas de trabalho em pé;
  • Tenha uma alimentação equilibrada, com alimentos in natura, fibras e a ingestão de muita água;
  • Vista roupas leves e sapatos confortáveis para trabalhar em pé.
  • Veja também: Cuidados com os Pés Durante o Inverno

Como Escolher o Sapato Ideal para Trabalhar em Pé

  • A parte da frente do calçado deve ter espaço para que todos os dedos fiquem acomodados confortavelmente. O indicado é um espaço de 10 a 12 mm entre o dedo mais longo e a ponta do sapato. Para verificar esse critério, mexa os dedos dentro do calçado quando estiver em pé e sinta o espaço sobrando;
  • A gáspea (parte de cima do calçado) deve ser em um material poroso, que permita a passagem do ar, como o couro, por exemplo. Além disso, o ideal é que ela seja flexível e macia;
  • O amortecimento é indispensável para absorver o impacto nos ossos e músculos, por isso, prefira os modelos com esse detalhe. Se a palmilha também tiver amortecimento, melhor ainda, pois isso irá evitar o surgimento de bolhas e infecções.
  • Nada de salto alto para trabalhar em pé. Caso seja necessário no seu ambiente profissional, prefira um salto mais baixo, entre 1 e 2,5 cm.
  • Lembre-se também de olhar para a sola do calçado: ela deve ser antiderrapante.

Dicas de Sapato Confortável para Trabalhar em Pé

  • Tênis Feminino

Cada vez mais o tênis feminino vem ganhando novos formatos e designs, conquistando até mesmo os espaços mais profissionais. Afinal, quer sapato para trabalhar em pé mais confortável que um belo tênis?

  • Sapatilha Feminina

Esse é um sapato coringa para as mais diversas ocasiões. Para o trabalho, a sapatilha traz um toque feminino mantendo a seriedade do visual. Além disso, o com bico arredondado é campeão em conforto para quem irá passar o dia todo em pé.

  • Salto Anabela

Mas se o seu trabalho exige o uso do salto, uma boa alternativa é a anabela. O modelo garante muito mais conforto e segurança para enfrentar um longo dia de trabalho em pé.

  • Oxford

Semelhante ao tênis feminino, o oxford em nobuck é ótimo para ambientes que permitem um visual um pouco mais descontraído. Além disso, funciona muito bem em ambientes externos, já que protege os pés.

  • Bota sem Salto

A bota é uma ótima pedida para aquecer os pés com muito estilo nos dias mais frios. O modelo de cano curto e sem salto garante o conforto necessário para quem vai trabalhar em pé por várias horas.

Gostou das dicas para trabalhar em pé sem se desgastar? Comente e compartilhe com as suas amigas nas redes sociais!

 

Comentário(s)

7 comentários sobre “3 Dicas Indispensáveis para Quem Precisa Trabalhar em Pé

    1. Olá Dosangela, tudo bem? Ficamos felizes em saber que você gosta das nossas dicas! Fique ligada nos nossos posts que sempre tem novidades! Beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.