Alfaiataria Casual: Usando Roupa Social Feminina no Dia a Dia

As peças de alfaiataria fazem parte do dresscode da roupa social feminina, mas, aos poucos, elas estão se popularizando também na moda casual!  Antigamente, essas peças eram produzidas sob medida pelos alfaiates – daí a origem do nome que conhecemos hoje. Com o passar dos anos, essa exclusividade foi sendo deixada de lado e atualmente é possível encontrar roupas de alfaiataria sendo vendidas nas mais diversas lojas.

Com isso, o termo ganhou um novo significado, passando a designar peças em tecidos estruturados, cortes retos e caimento ajustado, entre outros detalhes que podem estar presentes ou não, como a barra italiana ou o acabamento invisível.

Agora a pergunta é: como usar peças de alfaiataria feminina no dia a dia? Uma das principais primícias desse estilo é misturar peças sociais e casuais, criando assim looks modernos e despojados. Pensando nisso, o Meninas e Sapatos separou algumas sugestões. Confira!

Calça de Alfaiataria Feminina + Flats

roupa-social-feminina-1

Calçados sem salto, também conhecidos como flats, é a escolha perfeita para deixar seu visual com calça de alfaiataria feminina mais casual e com menos ar de roupa social.

Uma escolha charmosa é a sapatilha de couro trançado, que ainda mantém um toque mais social, mas ganha pontos pela praticidade que oferece. Para produções mais descoladas, uma boa sugestão é apostar em calçados fechados – como o oxford, mocassim ou, até mesmo, tênis – que deixarão o visual moderno e urbano, além de agregar um toque boyish ao look.

-> Veja também: Como Usar Sapato Oxford Feminino no Verão

Camisa Social + Calça Jeans

Camisa social combinada com calça jeans é o look escolhido por muitas mulheres para trabalhar, e não é por menos: esse visual equilibra muito bem a casualidade do jeans com o tom social da camisa, além de ser prático.

Em um ambiente formal, como o trabalho, a dica é apostar em uma calça jeans escura, sem muitos detalhes e de caimento levemente ajustado. No caso de ambientes informais, você terá liberdade para usar calças claras ou até mesmo coloridas, nos mais variados modelos.

Assim como ocorre com o modelo da calça, o ambiente é responsável por indicar o melhor calçado a ser usado. Se ele for mais formal, a dica é optar por modelos tradicionais, como o scarpin, já em locais informais, é possível escolher entre sandálias e calçados mais despojados, como a sandália espadrille com salto de corda.

Saia Lápis + Camiseta

roupa-social-feminina-2

A seriedade da saia lápis é quebrada com a adição de uma peça esportiva, como a camiseta. Para um visual superdescolado, a dica é usar uma camiseta estampada, mas, se você preferir um look um pouco mais sério, aposte em um modelo liso e em tom discreto. Para que a saia lápis valorize ainda mais sua cintura, use a camiseta por dentro da saia.

Nos pés, a preferência é por uma sandália metalizada de salto grosso e scarpin, que acompanham o tom mais social da saia, mas também é possível apostar em calçados esportivos, como o tênis ou alpargata, para looks mais modernos e ousados.

Qual é a sua combinação favorita para quebrar o ar formal da roupa social feminina? Conte para gente nos comentários!

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.